Com a Avaliação Neuropsicológica e, após um diagnóstico, são propostos métodos de tratamentos individualizados, que têm a intenção de melhorar e aprimorar os processos cognitivos, emocionais e comportamentais.
Esse processo de reabilitação contribui para a melhora na qualidade de vida da pessoa e de toda a família.
Ao se identificar o déficit cognitivo do paciente e compreender esse prejuízo na sua funcionalidade, é realizada a intervenção mais adequada para a criança, adolescente, adulto ou idoso.
É fundamental que esse trabalho aconteça em conjunto com a família, escola e equipe multidisciplinar.
Gerontologia
A gerontologia estuda o envelhecimento humano, não só em seus aspectos biológicos, mas também sociais e psicológicos.
A gerontologia dentro do campo da psicologia, em especial, permite um olhar mais atento aos comportamentos, aos hábitos e à saúde em geral do idoso, levando em conta as particularidades dessa fase associadas à história clínica e de vida de cada paciente.
Permite atuar na reabilitação, manutenção e promoção de autonomia e independência do idoso; oferece apoio psicológico e reinserção social; trabalha a adaptação ambiental junto ao paciente, com foco inclusive na segurança, entre outros pontos de atuação relevantes.
O trabalho muitas vezes se estende aos familiares do idoso, a fim de que os resultados sejam potencializados a partir da compreensão e da participação ativa dos que estão ao redor do paciente. Dessa forma, a gerontologia dentro da psicologia configura-se como uma importante ferramenta para proporcionar melhores condições ao idoso e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida a toda a família.