A fase da escolha profissional geralmente chega cheia de angústia e ansiedade. Há muito o que se escolher, um leque vasto, e que atualmente vem carregado de dúvidas pelo período da transitoriedade de profissões que estão surgindo e tantas outras deixando de existir.

A Orientação Vocacional tem o intuito de ajudar a ter um norte mais claro com relação a qual profissão escolher.

Entrevista, testes vocacionais, e outras ferramentas psicoterápicas, podem ajudar  a escolher o curso que mais combina com seus gostos e objetivos profissionais. Leva-se em consideração o contexto mundial e preferências pessoais.

Ela tem o objetivo de ser um apoio na hora de tomar a decisão sobre a carreira. De modo geral, o processo ocorre em etapas, que preveem:

Teste vocacional – É o recurso mais conhecido e o mais utilizado. Mas eles não são decisivos, e sim auxiliam no processo como um todo.

Técnicas projetivas – São utilizadas técnicas de desenhos projetivos, os quais contribuem para identificar quais as projeções, bloqueios e identificações que podem contribuir ou prejudicar na escolha profissional. Envolvem conhecer a estrutura e o funcionamento da pessoa, e descobrir emoções ou conflitos internos.

Técnicas lúdicas e terapêuticas – São técnicas que contribuem no processo de identificação profissional. São atividades onde o indivíduo poderá descobrir-se de maneira leve e divertida.